Falando sobre o livro

Falando sobre o livro: Desejo de Justiça

⚠️ O texto a seguir pode conter spoilers sobre o livro.

Hoje estou aqui para bater um papo sobre o livro "Desejo de Justiça" da V. Totta. Ele faz parte da Série Goulart, sendo o primeiro dos três livros que formam essa série.

A história deste livro começa em torno dos irmãos Goulart, que após sofrerem uma perda na família derivada de um crime horrendo, escolheram carreiras ligadas à aplicação da lei e da justiça. Em "Desejo de Justiça", nos deparamos logo no começo com um assassinato brutal e, de acordo com todas as evidências encontradas no local, a culpada é Monique, a melhor amiga da vítima e, também, a pessoa que compartilhava a casa onde ocorreu o crime. Mas, apesar de tudo apontar para ela, Monique jura que é inocente.

O problema é o policial que assume o caso: Gabriel. Ele está convencido de que Monique é a verdadeira assassina e não mede esforços para a colocar de uma vez por todas atrás das grades. As únicas coisas que ele não esperava naquele momento eram sua crescente atração física por ela e o surgimento de seu irmão, Guilherme, como advogado que assume a defesa de Monique e jura provar sua inocência. Tudo se torna mais complicado para os três quando Guilherme, que já foi namorado de Monique, deixa subentendido que ainda tem sentimentos por ela.

Ainda não sei como aconteceu, mas, por algum motivo, Monique também se interessa por Gabriel. Ele emana uma energia poderosa, atraente, sexy e é bem bonito. Em contrapartida, a personalidade e o gênio dele são terríveis. Eu, sendo a protagonista, já tinha dado uns tapas nele em várias ocasiões. Enfim... gosto é gosto... ¯\_(ツ)_/¯

Finalmente, após várias tentativas, Guilherme consegue garantir que Monique responda em liberdade e, como ela não tem para onde ir, a convida para morar com ele no apartamento. Sem muita escolha, ela aceita, só que de coração pesado, pois possui um segredo sobre o dia do assassinato que esconde de todos, inclusive dele que faz de tudo para ajudá-la. E é devido a esse segredo que ela tenta várias vezes sair escondida e fugir da atenção da polícia, o que só faz despertar cada vez mais as suspeitas de Gabriel.

Confesso que eu pensei várias vezes que ela devia ser uma assassina muito esperta e boa de disfarçe. Já que, ao mesmo tempo que aconteciam essas fugas dela, sempre surgia um corpo horrivelmente assassinado logo em seguida nas proximidades ou no mesmo local em que ela esteve. O que me fez pensar durante a leitura:

Será que não é ela mesmo? Será que ela tem um cúmplice? Ou será que é uma triste coincidência? Ou será que fizeram de tudo para parecer que fosse ela?

Quando uma pessoa próxima de Monique, que estava decidida a ser testemunha, é assassinada em um quarto de hotel, toda a atenção se volta para ela de forma mais intensa e Gabriel pressiona para um acordo sobre o caso. E o inesperado acontece: ambos sofrem um atentado que destrói o apartamento de Guilherme (que viajou para buscar mais provas que ajudem Monique) e quase mata Gabriel. Ao recuperar a consciência, ele descobre que só sobreviveu com a ajuda da mulher que ele considera uma assassina sem coração. Cada vez mais em dúvida sobre seus reais sentimentos, ele acaba convidando Monique para ficar com ele até que tudo se resolva ou seu irmão retorne, com a desculpa que é para ficar de olho nela.

Ele não só ficou de olho, como também, mãos, boca e outras partes envolvidas... hehehehe

As interações entre os dois são cheias de tensão sexual e muita paixão mal resolvida, culminando em cenas quentes e bem narradas. A autora consegue encaminhar o leitor durante a narrativa nessa construção de tensões, brigas e desejos entre os dois protagonistas que reconhecem seus sentimentos, mas lutam contra isso porque se vêem como inimigos em um ringue disputando suas crenças e convicções.

O final me surpreendeu bastante. Não por causa de descobrir quem realmente assassinou todas aquelas pessoas, mas por causa do motivo que levou a isso tudo e por quem era cúmplice. Assim, sempre considerei os dois personagens bem babacas. Mas jamais tinha cogitado a possibilidade de estarem envolvidos tanto assim desde praticamente o começo do livro. Eles tiveram o que mereciam. Embora, até isso se resolver, Monique e os irmãos Goulart sofreram um bocado.

Eu gosto muito do estilo de escrita da V. Totta. Além de ser uma amiga querida, é uma escritora talentosíssima. A narrativa é bem construída e desenvolvida, fluída e a história te prende do começo ao fim, uma vez que envolve o leitor nos pensamentos e questionamentos dos personagens de forma bem natural. Também gostei muito da presença e interação dos personagens secundários e os que funcionaram como apoio para o desenvolvimento da trama. Todos tinham ligações com pontos cruciais da história e não estavam ali só para "preencher espaço".

Terminei o livro ainda não gostando do Gabriel, passando raiva em vários momentos com suas atitudes arrogantes e babacas (mesmo que compreendesse de onde vêm toda a carga dramática e cheia de traumas dos irmãos, e por aí vai...), creio que se fosse ao contrário ele não teria perdoado Monique pela metade das coisas que fez. Na minha opinião, ela poderia ter feito ele rastejar mais. Achei Monique bem inocente — ou poderia dizer "crédula"? — em algumas situações que claramente só pioravam o lado dela. Ao mesmo tempo, foi uma personagem de caráter forte e que se manteve firme e corajosa até o final de tudo. Não sei se muitos teriam a presença de espírito que ela apresentou no embate cara a cara com quem foi responsável por tantos crimes. O final foi bem gostosinho de ler e deixou gancho para a história de Guilherme.

Fiquei com dó dele, pois realmente tinha sentimentos genuínos e profundos pela protagonista. Deve ter sido penoso vê-la se apaixonar pelo irmão. Estou ansiosa para ler o livro focado em sua história e, assim que terminar, falo dele aqui.

Quem tiver interesse pode encontrar o livro "Desejo de Justiça" clicando aqui. Toda a série está disponível para compra e incluída no Kindle Unlimited.

Para conhecer mais sobre a autora V. Totta deixo os links a seguir:

Página da autora na Amazon

Instagram oficial de V. Totta

Capa do livro Desejo de Justiça, da autora V. Totta.
O livro está numa superfície branca e apoiado em outros livros de diversos formatos e tamanhos, ao lado dele estão duas canecas de cerâmica, nas cores vermelha e amarela, contendo suculentas. Na capa do livro predominam as cores preto, branco e vermelho. Em destaque há a imagem de um homem branco, alto, forte e de semblante sério, com barba escura cerrada, cabelo escuro e curto e óculos escuros. Ele usa uma camiseta preta e calça jeans escura, na mão direita ele segura um par de algemas. No centro da capa está a palavra "Desejo" em letras grandes e vermelhas, que escorrem como de fosse sangue e "de justiça" em letras brancas em tamanho menor.

Até a próxima leitura! ღ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página

error: Content is protected !!
Ir para o conteúdo
Verified by MonsterInsights